A validação de dados cadastrais é uma importante etapa para as empresas, é nesse momento que acontece o processamento de dados e verificação das informações. Assim, é possível fazer a checagem do cadastro de um cliente de forma a mitigar riscos para a sua empresa e garantir a veracidade das informações.
Exatamente por ser uma etapa que demanda muita pesquisa por informações e ser fundamental para as empresas, é comum que o processo consuma muito tempo. Porém, o cliente pode não gostar dessa demora e ficar insatisfeito com o serviço. O que a sua empresa pode fazer? Neste texto você tem dicas para executar a validação cadastral com maior eficiência, boa leitura!
Para fazer uma validação cadastral completa e eficiente, é necessário acessar uma série de portais públicos, como a Receita Federal e o INSS, a fim de cruzar informações e checar a veracidade delas. Se feita manualmente, será mesmo um processo demorado e que demanda um esforço maior da sua equipe. Além disso, pode conter informações erradas que colocam em risco os critérios de avaliação para cada finalidade.
Por isso, a automação do processo de coleta de dados é uma das formas mais eficientes que a sua empresa tem para deixar a validação de dados cadastrais mais dinâmica e segura.
A automação da coleta de dados pode ser feita através de um time interno da sua empresa. Desenvolvedores podem criar todo o processo de extração, transformação e carregamento dos dados através de robôs que acessam os sites públicos.
Outra opção, é terceirizar esse serviço, dispensando, assim, ter uma uma equipe dedicada. Você contrata uma empresa especializada em coleta de dados ou pode disponibilizar internamente um software que faz a automação da coleta de dados públicos. Veja algumas dicas sobre como iniciar esse tipo de automação de dados.
Para fazer a automação da coleta de dados, primeiro é necessário identificar quais são os dados de interesse da sua empresa. Em seguida é preciso realizar o mapeamento dos portais públicos e documentos necessários para a validação de dados cadastrais.
O terceiro passo, na verdade, está relacionado a uma decisão: a automação será feita por uma equipe interna ou será contratado um serviço externo? Caso seja internalizado, é necessário montar e qualificar profissionais para operacionalizar ferramentas e processos para validação e análise dos dados. Caso seja terceirizado o serviço, precisa pesquisar as opções e escolher uma que garanta a conformidade com a LGPD.
O quarto passo para a automação da coleta de dados é o monitoramento constante e a otimização do processo. Isso porque pode acontecer de o sistema sair fora do ar, algum site mudar de endereço ou outros problemas.
O quinto passo, na verdade, deve estar presente em todas as etapas para garantir a segurança dos dados. A proteção das informações deve ser uma premissa dentro da empresa, além disso, ela é fundamental para estar em conformidade com a LGPD e demais elementos da regulamentação.
Com um processo de validação cadastral automatizado, a sua empresa só tem a ganhar. Os principais benefícios observados por corporações que já implementaram a tecnologia e inteligência em processos são:
A automação da coleta de dados possibilita eficiência para a sua empresa e segurança para o processo de validação cadastral. Na maioria das vezes, o melhor é encontrar uma plataforma que já possui estrutura e um sistema consolidado de automação de dados em portais públicos. Que tal entender e descobrir como o Plexi pode ajudar a otimizar o backoffice da sua empresa!