Tentativas de fraude e golpe têm aumentado com frequência, principalmente após a pandemia, momento em cresceram as transações online. Alguns números mostram como é cada vez mais importante que as empresas se preocupem com isso:
Um facilitador para a ocorrência de fraudes pode ser os processos manuais ou com verificações incompletas. É possível diminuir os riscos de fraudes de identidade com algumas medidas que aumentam a segurança do negócio. Entenda neste artigo como evitar as fraudes e como a API para automação de consultas pode ser uma aliada da sua empresa!
A partir do roubo de dados, um fraudador pode tentar obter benefícios em nome de outra pessoa, como abrir contas, obter crédito, fazer compras, dentre outros.
Além disso, um tipo de caso que tem se tornado comum é a fraude de identidade sintética, onde “cria-se” uma pessoa a partir da combinação de dados, sejam eles reais ou não.
Instituições financeiras e outras empresas devem identificar o mais rápido possível essas tentativas de fraudes. Para isso, estabelecer um processo completo de onboarding digital, incluindo o background check, pode ser um diferencial.
Algumas ações relativamente simples podem auxiliar a sua empresa a evitar esse tipo de fraude, como:
Solicitar apenas o CPF ou CNPJ na hora do cadastro de clientes e fornecedores pode abrir margem para a utilização de documentos falsificados. Ao pedir outras informações de identificação você começa a diminuir a probabilidade de sofrer algum golpe.
No item 1 a sua empresa solicitou uma série de informações, agora é hora de cruzá-las em diferentes bancos de dados públicos. Assim, é possível verificar divergências e problemas cadastrais. Facilitando a identificação de fraudes.
Uma solução para autenticar os usuários a partir de características únicas e comparar com a imagem dos documentos.
Uma boa prática é, de tempos em tempos, a sua empresa fazer a verificação das informações novamente para identificar inconsistências ou potenciais problemas.
Como visto nos itens anteriores, para que uma validação de dados cadastrais seja completa, é fundamental verificar diferentes bases de dados. Porém, se feito de forma manual, pode ser demorado e, até mesmo, falho. A solução é automatizar o processo, você terá um sistema ágil, eficiente e seguro.
Com todos os pontos que devem ser analisados para evitar fraudes de identidade, a validação cadastral de clientes e fornecedores pode ser um processo demorado. Por isso, o uso de API com soluções automatizadas podem reforçar a segurança da sua empresa e diminuir o tempo gasto.
API é a sigla inglesa para Application Programming Interface, a tradução para o português é Interface para Programação de Aplicações. Uma API possibilita a comunicação entre sites, plataformas, sistemas ou softwares, por exemplo, compartilhando dados e serviços entre si. Dessa forma, simplifica processos de implementação de uma solução.
Com uma API para automação de consulta de dados, a sua empresa otimiza todo o processo. Dessa forma, verificando em segundos informações em diversos bancos de dados públicos, como na Receita Federal ou no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC).
Além disso, com o uso de API e a automação da coleta de dados em tempo real, a sua empresa com certeza estará em acordo com a LGPD, pois terá mais segurança e não armazenará dados sensíveis dos clientes e parceiros comerciais.
O Plexi é uma plataforma automatizada, onde é possível consultar mais de 50 fontes de dados públicos, em acordo com a LGPD. Assim, é possível proteger a sua empresa de fraudes de identidade. Para conhecer mais sobre a API e as consultas disponíveis no Plexi, fale com um de nossos consultores.