Imagem de fundo gradiente

Perguntas Frequentes

Entenda o funcionamento do Plexi e tire suas dúvidas!

  1. O que é o Plexi?

    O Plexi é uma solução que ajuda empresas a obterem, de forma automatizada, dados públicos com informações completas sobre empresas e veículos.

    Através do Plexi você consulta bancos de dados públicos, sem precisar acessar cada um dos sites, basta informar o CNPJ e os dados ficam disponíveis, na plataforma ou no seu sistema, através da API.

  2. Quais os dados públicos disponíveis para consulta?

    O Plexi oferece consulta a partir de documentos como CNPJ e placa de veículos.

    São mais de 50 fontes oficiais que podem ser consultadas, veja a lista completa 🔗.

  3. Como funciona a cobrança do Plexi?

    Você pode escolher um dos planos mensais disponíveis 🔗 de acordo com a necessidade da sua empresa. Os créditos ficarão disponíveis assim que o pagamento for aprovado.

    Cada consulta tem o valor fixo e é descontado dos seus créditos.

    Se você não encontrou um plano que se encaixe com a demanda da sua empresa, fale com um especialista e personalizamos para você.

    OBS: Caso o site (fonte original da consulta) esteja indisponível e a consulta não seja concluída, o Plexi devolve o valor cobrado.

    Porém, caso o documento pesquisado não exista, o Plexi não devolve o valor cobrado. A devolução ocorre quando há impossibilidade de realizar a pesquisa devido à indisponibilidade da fonte.

  4. Como fazer consultas na plataforma?

    Para realizar uma consulta e visualizar na plataforma do Plexi, siga os seguintes passos:

    1. 1. Faça login no Plexi: https://app.plexi.com.br/ 🔗;
    2. 2. No menu à esquerda selecione a opção Consultas;
    3. 3. No próprio menu você verá a opção de fazer consultas de um tipo específico: pessoa jurídica (CNPJ), veículos ou outros tipos de documentos;
      1. a. Seleciona a consulta que você deseja fazer;
    4. 4. Na tela exibida, clique em Nova Consulta, na parte superior à direita;
    5. 5. Selecione as consultas que deseja fazer;
      1. a. Você pode selecionar uma, várias ou todas consultas, se desejar;
    6. 6. Após selecionar as consultas, clique em Avançar;
    7. 7. A tela seguinte mostra as informações necessárias que devem ser preenchidas para realizar as consultas que foram selecionadas;
      1. a. Os campos exibidos nessa tela variam de acordo com as consultas selecionadas;
      2. b. Preencha os campos e clique no botão Avançar;
    8. 8. Na tela seguinte confira as informações digitadas e clique sobre o botão Finalizar para confirmar as consultas que devem ser realizadas;
    9. 9. Você verá uma mensagem informando sobre o resultado da pesquisa;
    10. 10. Você poderá clicar em Nova Consulta ou Ver Consultas;
    11. 11. Após o processamento, a sua consulta estará disponível.
  5. Como visualizar o resultado de consultas?

    Após fazer a consulta, você pode visualizar os resultados em uma lista de consultas.

    Para visualizar:

    1. 1. A partir do menu Consultas, selecione a opção que deseja consultar: pessoa jurídica (CNPJ), veículos ou outros tipos de documentos;
    2. 2. Na tela, você terá todas as consultas realizadas;
    3. 3. Localize a consulta que deseja visualizar e clique no botão + ao lado do nome;
    4. 4. Você pode abrir o PDF gerado a partir de cada uma das consultas;
    5. 5. Ou ainda selecionar uma ou mais opções e fazer o download das selecionadas. Nesse caso, um arquivo do tipo ZIP será gerado com o resultado de todas as consultas. O resultado mostrado no arquivo PDF será o mesmo exibido no site da fonte original;

    Na coluna Status você visualiza a disponibilidade do resultado da consulta, podendo ser:

    1. 1. Concluída – indica que a consulta foi concluída e o resultado está disponível;
    2. 2. Processando – indica que o Plexi está buscando o resultado da sua consulta;
    3. 3. Expirada – indica que o resultado não está mais disponível. Neste caso, é necessário fazer uma nova consulta;
      1. a. As consultas ficam disponíveis no Plexi por até 7 dias, a plataforma não armazena os dados em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
    4. 4. Erro– Ocorre quando o Plexi não conseguiu fazer a consulta devido à indisponibilidade da fonte original ou outro motivo;
      1. a. Neste caso, o crédito gasto com a consulta será estornado para a sua conta.
  6. Como fazer consultas através da API?

    O Plexi disponibiliza consultas através da API, para isso:

    1. 1. Envie uma requisição para a API do Plexi;
    2. 2. Informe a URL de callback que receberá o resultado das consultas;
    3. 3. A API do Plexi retorna imediatamente um ID que identifica a requisição feita;
    4. 4. Caso você ainda não tenha informado a URL de callback, poderá verificar o resultado posteriormente, passando o ID que recebeu na primeira resposta;
    5. 5. O Plexi realiza a consulta;
    6. 6. Você receberá o resulta na URL de callback;
    7. 7. Ou você pode consultar o resultado em uma segunda API do Plexi, informando o ID da requisição.

    Para mais detalhes sobre a implementação, consulte a documentação de API através do link. 🔗

  7. As consultas ficam armazenadas?

    Não. As consultas feitas por você no Plexi ficam disponíveis por até 7 dias. Após esse tempo, elas aparecem na listagem, mas identificada como Expirada. Assim, é necessário fazer uma nova consulta.

    O Plexi não armazena os dados em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

  8. Quanto tempo demora para aparecer o resultado?

    Depende da disponibilidade do site onde a consulta é feita.

    O Plexi verifica com frequência a fonte de dados até que retorne um resultado e o disponibiliza imediatamente.

    Algumas fontes retornam o resultado em poucos segundos e outras podem demorar dias.

    Em algumas fontes os resultados são retornados de forma manual e não há expediente à noite e em fins de semana. Quando é esse o caso, colocamos uma observação em nossa documentação de consultas.

    Em novembro, a média de tempo gasto por cada consulta foi de 24 segundos.

  9. Consulta de dados sensíveis está em acordo com a LGPD?

    A base da LGPD é a transparência das ações, o consentimento do titular e a segurança dos dados.

    A LGPD destaca em diferentes pontos o consentimento do titular dos dados (o dono dos dados) para o acesso por empresas. Ou seja, em casos de coleta de dados, é indispensável a autorização explícita e inequívoca do titular dos dados antes do tratamento.

    Por outro lado, é possível processar os dados sem autorização prévia em caso do cumprimento de situações legais (como a adequação às medidas de Compliance) previstas na LGPD ou legislação anterior, como a LAI. Além disso, quando o acesso aos dados é público não é necessário autorização para a consulta.

    Ainda assim, o armazenamento de dados sensíveis de clientes e fornecedores pode gerar problemas em caso de vazamentos ou de desatualização. Por isso, é necessário garantir a segurança dos dados.

    Mais um ponto de atenção é com a terceirização de serviços como automação e coleta de dados, sendo necessário verificar se as empresas contratadas estão de acordo com as conformidades da nova legislação.

  10. O valor da mensalidade é convertido em consultas?

    Sim. O valor mensal é convertido em consultas que poderão ser utilizadas pelos próximos 30 dias e serão cobradas de acordo com o valor de cada plano. Então, por exemplo, se você assinou o plano de R$ 2000 e cada consulta é R$1, todos os meses você poderá fazer até 2000 consultas sem gastar nada a mais.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato:

Falar com um especialista
Tenha consultas automatizadas em tempo real!