O processo de onboarding dos clientes pode ser uma tarefa demorada e que demanda uma equipe grande da empresa. Ao mesmo tempo, é o primeiro contato do cliente com o seu negócio e pode ser determinante para a construção da relação.
Por isso, trouxemos este texto para que você entenda o que é o onboarding digital e como automatizar o processo. A partir dessas informações, você poderá decidir se faz sentido adotar na sua empresa.
Boa leitura!
Onboarding é o processo de cadastro do cliente, seja em uma plataforma digital, em um produto ou serviço. Nesse momento, a sua empresa coleta e analisa documentações e informações do cliente para a realização ou não do cadastro.
Toda a análise precisa ser feita de forma minuciosa, com o objetivo de mitigar os riscos para o seu negócio e evitar fraudes. Assim, a identificação, extração de informações e validação dos dados demanda tempo e uma equipe de profissionais dedicados à tarefa.
Contudo, o onboarding digital vem para agilizar o processo, garantir maior segurança para a sua empresa e mais satisfação para o seu cliente.
O avanço tecnológico possibilitou a automação de diversos serviços, dentre eles, o onboarding. Com isso, temos a possibilidade de coletar, filtrar, verificar e armazenar os dados dos clientes com velocidade e volume.
Essa velocidade do cadastro pode ser um decisor importante para o consumidor. Segundo a pesquisa Battle to On-board III da Signicat, os consumidores levam em média 14 minutos e 20 segundos para abandonar aplicativos de serviços financeiros. Realidade que pode atingir também outros setores.
Assim, a automação do processo de onboarding possibilita uma boa experiência para o consumidor e uma garantia para sua empresa com a mitigação dos riscos.
O negócio ganhará agilidade na coleta e avaliação dos dados do cliente, tendo mais chances de que a venda se concretize. Ao passo que traz um processo mais confiável para a empresa, eliminando erros humanos.
A automação pode ser feita em várias fases do processo de onboarding. Existem softwares que fazem a leitura de documentos e reconhecimento facial dos clientes para confirmar a identidade. Outros fazem a análise e validação dos dados, cruzando em diferentes bancos de dados públicos as informações pessoais, financeiras, tributárias, jurídicas e fiscais, por exemplo.
Esse é um serviço especializado, necessita de profissionais altamente capacitados para a realização. A sua empresa pode escolher fazer todas as etapas através de um time interno de TI. Dessa forma, desenvolvedores criam soluções para o processo de extração, transformação, carregamento e cruzamento de dados.
Outra opção é contratar uma empresa especializada que realize o serviço de coleta e processamento de dados. Isso possibilita ter à disposição as melhores tecnologias do mercado com um baixo investimento. Geralmente, esse trabalho é feito por um software ou através de uma API que será integrada ao sistema que já é utilizado.
Respondendo à pergunta inicial “o onboarding digital faz sentido para a sua empresa?”
A resposta é simples: sim!
O onboarding automatizado pode ser utilizado em empresas de todos os setores, sejam elas grandes ou pequenas. Com ele, o seu negócio ganha eficiência, segurança e redução de fraudes e o seu cliente ganha através de uma experiência agradável e da agilidade.
Geralmente, a melhor opção para o onboarding digital é contratar uma empresa especializada em processamento de dados, garantindo uma estrutura e expertise. A última dica é entender como o Plexi pode ajudar a otimizar o backoffice da sua empresa!