A inovação é fundamental para as empresas se manterem competitivas e conseguirem escalar o negócio de forma sustentável. Nesse caminho, a automação de processos aparece como uma solução para diminuir os trabalhos repetitivos e manuais e possibilitar o crescimento.
As APIs para consulta de dados podem ser a solução ideal. Mas, o que é uma API? Vale a pena construir um sistema internamente na empresa ou é melhor contratar soluções prontas? O que tem melhor custo-benefício? Descubra tudo no post!
Application Programming Interface (API) – ou na tradução para o português Interface para Programação de Aplicações – possibilita a comunicação entre sites, plataformas, sistemas ou softwares, por exemplo, compartilhando dados e serviços entre si. Assim, simplifica processos de implementação de uma solução.
As APIs estão por trás do funcionamento de inúmeros programas, sites e aplicativos que utilizamos no dia a dia. Com uma API para automação de consulta de dados, por exemplo, a sua empresa otimiza todo o processo. Dessa forma, é possível verificar em segundos informações em diversos bancos de dados públicos, como os processos de Tribunais de Justiça dos estados ou da Receita Federal.
O uso de API facilita o trabalho diário de uma empresa, diminui tarefas repetitivas e aumenta a segurança de dados. Elas possibilitam um ganho da produtividade dentro de uma empresa, deixando os funcionários livres para tarefas que demandam análise e outros cuidados.
As APIs podem ser utilizadas em diferentes setores e processos dentro de uma empresa, como:
Os setores de TI, inteligência de negócio, Compliance, logística e transporte, marketing e vendas, são alguns exemplos.
Primeiramente, é importante ressaltar que desenvolver uma API requer conhecimento técnico avançado, sendo que esse seria o primeiro obstáculo para desenvolver internamente. Mas, se o time de TI da sua empresa é muito bom, esse não seria realmente um problema.
Assim, a segunda pergunta que você precisa se fazer é: a minha empresa realmente necessita de uma API própria? O desenvolvimento complexo de uma API é um processo caro e que demanda tempo, assim, competirá com outros projetos de TI da sua empresa, caso soluções prontas resolvam o seu problema, pode evitar trabalho desnecessário.
Após pensar nesses dois aspectos, você pode levar em conta os benefícios de cada um para fazer uma escolha acertada.
A criação de um sistema interno demanda desafios como a segurança dos dados, escolha de tecnologias, infraestrutura e tratamento de erros. Mas, se a sua empresa possui um time capacitado de TI, essa é uma excelente alternativa, alguns dos benefícios são:
Utilizar uma API desenvolvida por terceiros, possui o grande diferencial de poder ter à disposição as melhores tecnologias do mercado com um baixo investimento. Assim, a sua empresa terá a inovação como um aliado e com investimento abaixo do necessário para manter uma equipe de TI dedicada à construção de uma API do zero.
Outros benefícios de se utilizar uma API de terceiros é:
Atualmente, existem muitas empresas de tecnologia que são confiáveis, desenvolvem soluções inovadoras e que facilitam o dia a dia da sua empresa. Como o Plexi – uma plataforma automatizada para a consulta de dados públicos.
Vamos a um exemplo prático:
A sua empresa precisa fazer consultas a bancos de dados públicos e cruzar milhares de informações diariamente para verificação de dados cadastrais, adequação às regras de compliance, mitigação de riscos ou segurança na área de logística. Fazer isso de forma manual abre margem para erros, demanda muito tempo da sua equipe e não é escalável.
A solução é automatizar todo o processo. Aqui você tem duas opções:
Optando pelo Plexi, o processo de integração ao seu sistema é simples, você terá toda a documentação com o passo a passo necessário e uma equipe especializada para o suporte.
Fale com um especialista e entenda como a API do Plexi pode auxiliar a sua empresa na hora de automatizar a consulta e coleta de dados públicos!