O setor de logística e transporte enfrenta riscos na operação que podem comprometer a reputação e a imagem da empresa no mercado e impactar diretamente a confiabilidade dos clientes. Por isso, é importante que gestores atuem com um plano de contingência para evitar ou solucionar possíveis problemas.
Quando se fala em mitigação de riscos no setor de transporte e logística, existem fatores diversos que, quando não bem observados, podem gerar custos elevados e prejuízos para as empresas. É o caso das irregularidades na documentação de motoristas e veículos que aumentam as chances de atrasos, multas e até mesmo na apreensão de veículos.
Como solução viável, pode-se pesquisar em sites governamentais uma série de dados públicos onde é possível cruzar as informações para auxiliar o setor de transporte e logística. Entenda como atuar e prevenir!
Documentação de motoristas ou de veículos com irregularidades podem ter como resultado o atraso nas entregas das cargas ou até mesmo a apreensão do veículo. Checar essas informações é primordial para evitar prejuízos.
Para isso, algumas boas práticas no sentido de evitar esses problemas é a verificação e validação documental dos colaboradores e dos veículos. Além disso, você também pode fazer a verificação de antecedentes criminais.
Multas por evasão de balanças podem chegar a R$ 550,00. Porém, há relatos de prejuízos de até R$ 20.000,00, somente com esse tipo de multa.
Quase sempre as multas aparecem para a empresa só meses depois da autuação, quando a notificação é entregue. Isso praticamente elimina a possibilidade de aproveitar os descontos por pagamento antecipado ou mesmo o prazo para recorrer.
Sendo assim, o acompanhamento periódico dos sites dos Detrans de cada estado, para identificar com antecedência eventuais autuações de multas, é uma ótima estratégia para as empresas do setor de logística e transporte. Com essa verificação constante, é possível com maior precisão unidades e frotas veiculares, a fim de tomar as medidas cabíveis em cada caso, seja recorrer ou fazer o pagamento adiantado que pode gerar descontos de até 40%.
Irregularidades, problemas com a documentação de motorista ou de veículos são os principais motivos de apreensão de carga. Consequentemente, a empresa corre o risco de perder a validade ou garantia da carga e a entrega ser cancelada pelo cliente devido ao atraso.
Mais uma vez, a checagem de informações públicas funciona como uma estratégia de mitigação do risco.
A falta de informação sobre a sua operação pode gerar incontáveis prejuízos financeiros, burocráticos e de produtividade do seu time. Pensando em uma solução que pudesse suprir essas demandas através da tecnologia de dados, desenvolvemos o Plexi, uma plataforma onde você consegue ter previsibilidade e mitigar todos esses riscos e prejuízos da sua operação.
O Plexi faz consultas em tempo real a dados públicos de veículos, motoristas e empresas, entregando toda essa informação de forma simples na própria plataforma ou no sistema de sua preferência, via API. As consultas realizadas ficam registradas por até sete dias, dessa forma, o Plexi não armazena os dados sensíveis, em acordo com a LGPD.
O avanço tecnológico auxilia as empresas a reduzir o tempo gasto por atividades repetitivas dos funcionários e liberando eles para a dedicação a atividades complexas. O Robotic Process Automation (RPA) pode ser utilizado e trazer muitos benefícios para várias empresas, não importando o segmento de atuação ou o tamanho.
Com ele, não é mais necessário alocar o tempo de uma pessoa exclusivamente para realizar essas consultas. Menos tempo para fazer consultas, mais agilidade nas suas entregas, consequentemente, você tem mais sucesso para sua empresa.
Com o Plexi você tem acesso aos dados de todos os Detrans, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e mais 50 fontes de dados públicos em um só lugar.
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